terça-feira, 19 de outubro de 2010

Amazing Grace "Graça Maravillosa"


Um convite:


Graças à vossa adesão à proposta de ver o” Bella” no cinema, ficou provado que as famílias portuguesas gostam de ver filmes positivos e limpos, em que se sai do cinema com o coração grande e com vontade de melhorarmos nalgum aspecto.Este ano queríamos trazer para Portugal dois filmes que têm sido um êxito nos EUA e em Espanha : “Blood Money- o valor de uma vida” (um documental que conta a realidade da industria Abortista ), e “La Última Cima” (um filme que fala bem dos sacerdotes contando uma história verídica).Este último ainda só passou em Espanha.Enquanto estamos em diligências nesse sentido e a fim de abrirmos portas para que estes filmes possam vir a ser um êxito de bilheteira também em Portugal , gostaríamos de vos propor virem ver connosco um grande filme: AMAZING GRACE .


Um filme....

Em pleno século XVIII, William Wilbeforce, membro parlamentar do poderoso Império Britânico e cristão convicto , luta por uma reforma social na Europa. Para dar dignidade aos imigrantes africanos que vivem como escravos, Wilbeforce , que tinha o dom de entender e afirmar a fé cristã permeando todos os domínios da vida, enfrenta a aristocracia e os preconceitos da época. Sua missão é dificultada pela falta de apoio da maioria branca que exerce enorme influência sobre as leis e as pessoas da região.Wilberforce expressou assim o seu compromisso: “a perversidade do comércio [de escravos] era tão gigantesca, tão medonha e tão irremediável que a minha mente estava completamente preparada para a abolição. Fossem quais fossem as consequências. Desde então determinei que nunca descansaria até que tivesse conseguido a sua abolição” (citado em “131 Christians Everyone Should Know”).

Uma canção...


Depois de um curto tempo na Marinha Real, John Newton iniciou sua carreira como traficante de escravos. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois de ele deixar o convés, o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade. Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu que estavam tão frágeis e desamparados e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento. Incentivado por esse acontecimento e pelo que havia lido no livro, Imitação de Cristo de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão, o que o levou a compor a canção Amazing Grace (em português: "Graça Maravilhosa").


Irá a história de Wilberforce despertar-nos para as formas contemporâneas de escravatura? Um filme a não perder!!!